O que é Hospedagem de Site?

Para que possamos encontrar e navegar por um site na internet, todos os arquivos e páginas que compõe este site precisa estar guardado em um determinado local, um computador específico na internet, o que chamamos de servidor. Um servidor nada mais é que um computador mais robusto, feito para processar e armazenar informações, sistemas, sites e lojas virtuais. Um data center por exemplo, é composto de diversos servidores.

Assim como você guarda arquivos em seu computador, o servidor guardará os arquivos e páginas do seu site, permitindo que qualquer pessoa em qualquer parte do mundo possa acessa-lo. Para isso, precisamos contratar uma empresa de hospedagem de site, que tem como papel oferecer espaço e recursos para manter o seu site na internet. Ah, além de hospedar o site, esta empresa também vai fornecer os e-mails corporativos com o seu domínio e entre outros serviços.

Ao contratar uma empresa de hospedagem, devemos nos atentar não somente para o preço, mas também para os recursos oferecidos, estrutura e experiência de clientes.

Ao contratar, levamos em consideração:

1) Espaço em disco
Espaço em disco para armazenar os arquivos do site e também as contas de email. Quanto maior for o espaço melhor, principalmente se o seu site receberá atualizações constantes de fotos, postagens de blogs etc.

2) Transferência ou Tráfego
É a quantidade de dados que podem ser transferidos para o site, como durante as atualizações de textos, fotos e blog. Todas as vezes que você enviar um arquivo, estará consumindo dados. Outro fator que consome dados, são as visitas ao seu site. Quando você acessa um site, os arquivos são baixados para seu computador e ficam no histórico/cache do seu navegador, sendo assim, quanto mais visitas ao site, mais dados são consumidos da cota de transferência.

3) Compartilhada ou Dedicada
A hospedagem compartilhada é a mais acessível e contratada do mercado, geralmente atende muito bem sites de pequeno e médio porte. É mais barata porque seu site vai compartilhar recursos e espaço com outros sites.

Já uma hospedagem dedicada /Cloud, você paga um pouco mais caro, porém terá um servidor dedicado para seu site, sem dividir recursos e espaço com outros. É indicado para sites que exigem mais do servidor, como lojas virtuais e portais, geralmente sites que vão receber um grande número de visitas.

4) Email
É essencial que você tenha um email corporativo com seu domínio, além de ser mais profissional, garante um contato com mais credibilidade com seus clientes. Na hospedagem, é preciso verificar quantas contas de email e espaço você terá direito, e claro, se está incluso de forma gratuita. A Go Daddy por exemplo, passa a cobrar pelo serviço de email após 1 ano da contratação.

5) Painel de controle
Aqui vamos configurar o site, banco de dados, contas de email e outros recursos.
Ter uma interface amigável e funcional, torna o gerenciamento mais fácil. A Locaweb, Uol Host e King Host, utilizam interfaces próprias e que geralmente são muito fáceis de gerenciar. Já a Hostgator utiliza o cPanel, um dos maiores e mais populares no mercado de hospedagem.

6) Linux ou Windows
Indicamos linux sempre, principalmente por trabalhar e desenvolver com WordPress.

7) Certificado SSL
Sabe aquele cadeado na barra de endereço que informa que o site é seguro? então, hoje em dia é essencial e faz toda a diferença, tanto para o usuário que acessa o site, quanto para o Google, que fica de olho em sites que não possui nenhum segurança. Muitas hospedagens oferecem este recurso de forma gratuita, já outros somente contratando através de um valor anual.

Bom, estes são os principais itens que verificamos na hora de contratar uma hospedagem, claro que há outros fatores que são levados em consideração. Ao contratar um site conosco (confira os planos), analisamos a sua necessidade e indicamos o melhor custo e benefício para que você tenha a melhor experiência.

Deixe uma resposta

×

Carrinho

1
Olá, tudo bem? 🤓 Vamos falar sobre sua marca?
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta das 8h30 as 17h30, após este horário, podemos retornar no primeiro horário do dia seguinte ok?
Powered by